Código de Ética Profissional

Toda relação humana se baseia em um conjunto de regras, escritas ou não, que lhe determina os limites e, dentro deles, é preciso que uma disciplina exista e seja seguida.

A Regra de Ouro
O Coach Quíron está baseado, principalmente, na chamada "Regra de Ouro" das religiões, um mínimo comum a todas elas que também está presente no pensamento de muitos filósofos e pensadores:

Budismo:
"Não trate os outros como não gostarias que te tratassem" - O Buda, Udana-Varga 5,18

Confucionismo:
"Uma expressão resume a base de toda boa conduta... bondade carinhosa. Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti." - Confúcio, As Analectas 15,23

Cristianismo:
"Em tudo, trata os outros como gostarias que te tratassem; porque esta é a lei e os profetas." - Jesus, Evangelho de São Mateus 7, 12

Espiritualidade indígena:
"Estamos tanto mais vivos quanto mais viva conservamos a terra" - Tuxaua Dan George

Fé Baha´i:
"Não coloques em ninguém um fardo que não desejarias para ti, e nãio desejes a ninguém o que não desejarias para ti mesmo." - Baha´u´llah, Suriy-i-Muluk

Induísmo:
"Este é o resumo de qualquer dever: Não faças aos outros nada que te magoasse se t fizessem a ti" - Mahabharata 5, 1517

Islamismo:
"Nenhum de vocês crê realmente até que deseje aos outros o que deseja para si mesmo" - O profeta Mahoma, Hadito

Jainismo:
"Deveríamos tratar todas as criaturas do mundo como gostaríamos que nos tratassem" - Mahavira, Sutrakritanga 1, 11, 33

Judaísmo:
"O que é odioso para ti, não o faças a outrem. Isto é toda a Torá; tudo o mais é comentário. Vai e aprende-a." - Hillel, Talmud, Shabbat 31a

Sikismo:
"Não sou nenhum estranho para ninguém e ninguém me é estranho. Na realidade sou amigo de todos." - O Siri Guru Granth Sahib, p.1299

Taoísmo:
"Considera os ganhos e perdas de outrem como se fossem os teus próprios." - Lao-Tsé, T´ai Shang Kan Yin P´ien, 213-218

Unitarianismo: 
"Afirmamos e promovemos o respeito pela rede de interdependência de toda a existência da qual fazemos parte." - Princípio Unitário

Zoroastrismo:
"Não faças aos outros o que é injurioso para ti." - Shayast-na-Shayast 13, 29

Através da Regra de Ouro, desenvolvemos oito outras regras para a conduta no trabalho do Coach Quíron:

1. Aplicar o coaching com ética, integridade e honestidade.
2. Zelar pela credibilidade do processo do coaching.
3. Sempre oferecer sigilo ao cliente.
4. Ater-se ao princípio de não-julgamento.
5. Investir constantemente no autodesenvolvimento para buscar a excelência.
6. Manter uma conduta ética tanto na vida pessoal quanto na profissional.
7. Formar uma parceria de resultados com o cliente.
8. Contribuir para a melhoria contínua de indivíduos, grupos e da sociedade como um todo.


O Código de Ética Profissional do Coach Quíron foi criado com os seguintes objetivos:

a. Orientar a conduta e as relações profissionais do coach e contribuir para uma prática salutar do processo de coaching.
b. Reforçar e divulgar a credibilidade e a aceitação do coaching junto à sociedade e ao público em geral.
c. Informar e esclarecer aos clientes do Coach Quíron quanto aos critérios éticos que permearão o relacionamento entre coach e coachee(cliente) ao longo do processo de coaching.

Fundamentos


1. O Coach Quíron baseia seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos. (cópia para impressão da Declaração Universal dos Direitos Humanos aqui)

2. O Coach Quíron opera com foco na promoção da qualidade de vida das pessoas e da sociedade, bem como
potencializando performances e resultados em empresas, negócios e organizações.

3. O Coach Quíron atua com responsabilidade através do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o contínuo desenvolvimento do coaching como campo de conhecimento e de prática.

4. O profissional do Coach Quíron compreende que sua formação e certificação em coaching o capacitam a atuar apenas no atendimento aos clientes de coaching, e não na formação de novos coaches. A atuação competente e eficaz na formação de novos coaches requer outro nível de capacitação, que deve ser obtida por meio de uma instituição idônea. (O Coach Quíron indica a formação na SBC Coaching)

5. O Coach Quíron assume como seu dever perante o cliente (coachee) e a sociedade divulgar e cumprir as condutas éticas propostas neste Código.

Artigo I - Da Postura em Relação ao Processo de Coaching

1. Zelo pela credibilidade do coaching:
a. por meio da qualidade dos meus serviços
b. por meio de minha conduta ética
c. recomendando, quando solicitado, apenas profissionais capacitados e confiáveis, certificados por uma instituição idônea

2. Invisto continuamente em meu aprendizado e desenvolvimento pessoal afim de oferecer sempre o meu melhor no serviço de coaching.

3. Fico atento a questões pessoais que possam afetar negativamente minha atuação como coach e, sempre que necessário, me comprometo a buscar ajuda profissional adequada para resolvê-las.

4. Jamais usarei meus conhecimentos de coach para prejudicar outro ser humano, seja cliente ou não.

5. Reconheço o empenho e a dedicação de todos os que desenvolvem materiais, produtos, conteúdos e soluções que contribuem para o meu aprendizado. Ajo eticamente respeitando sempre seus direitos autorais.

Artigo II - Da Prospecção de Clientes e do Contrato de Coaching 

1. Não utilizo nem utilizarei informações falsas ou enganosas a respeito do coaching ou de mim mesmo, visando com isto conquistar novos clientes.

2. Não prometerei o que não posso cumprir.

3. Não me posiciono como único responsável pelos resultados. Deixo claro que a participação e o comprometimento do cliente são fundamentais para o êxito do processo de coaching.

4. Respondo com toda a honestidade às dúvidas e hesitações do futuro cliente quanto ao funcionamento e aos benefícios do coaching.

5. Explico ao cliente as premissas básicas do trabalho como Coach Quíron, firmando, por meio de contrato, as condições de nossa parceria.

6. Reconheço o contrato como um dos fundamentos da parceria entre o coach e o coachee(cliente) e me comprometo a respeitá-lo.

7. Não atuo com indivíduos que estejam se submetendo ao coaching contra a vontade, por imposição de terceiros.

8. Não atuarei com indivíduos que não preencham as condições necessárias para receber o coaching.

Artigo III - Da Remuneração

Ao fixar remuneração por meus serviços de coaching, considero:
a) A justa retribuição aos serviços que prestarei.
b) A necessidade de comunicar os valores ao cliente antes do início das sessões e de certificar-me de que ele está ciente e de acordo.
c) A necessidade de estipular e de informar ao cliente o número de sessões cobertas pelo valor acordado e sua duração.
d) A necessidade de prestar serviços de qualidade, independentemente do valor acordado.

Artigo IV - Das Atitudes e Condutas para com o cliente(coachee)

1. Jamais utilizarei informações fornecidas por clientes para obter vantagens pessoais nem para conceder vantagens a terceiros.

2. Incentivarei a autonomia de meus clientes, desencorajando qualquer forma de dependência entre o coachee(cliente) e o coach.

3. Respeitarei os limites que devem existir na relação entre coach e coachee(cliente). Compreenderei que estes limites são essenciais para o bom funcionamento da prática do coaching e, por isso, não manterei relações que não sejam estritamente profissionais com nenhum cliente atual.

4. Reconheço o direito do cliente de receber as melhores e mais confiáveis práticas de coaching. Por isso me comprometo a fazer meu melhor dentro das ferramentas e capacitações que me forem conhecidas para, dentro dos princípios de não-interferência e não-julgamento, ampliar o espectro de ação e as linhas de resolução para os desafios e metas do cliente.

5. Assumo o compromisso de jamais utilizar minha posição como coach para induzir o cliente a realizar atos que possam contrariar valores ou causar danos ao próprio cliente ou a terceiros.

6. Seguirei a premissa básica de que o coach deve contribuir para fortalecer o poder de decisão e de escolha consciente do cliente, e nunca enfraquecer, diluir ou usurpar esse poder.

7. Não induzirei o cliente a quaisquer convicções políticas, ideológicas ou religiosas.

8. Manterei em sigilo absoluto todas as informações fornecidas pelo cliente durante as sessões de coaching. O compromisso de confidencialidade será mantido mesmo e principalmente após o término do processo de coaching, estendendo-se, naturalmente, a ex-clientes.

9. Todas as anotações que eu fizer durante as sessões de coaching serão destinadas a meu uso exclusivo. Essas anotações não serão divulgadas, compartilhadas ou utilizadas para outro fim que não seja o acompanhamento de minhas sessões de coaching. Salvo casos em que haja anuência por escrito do próprio cliente para a divulgação, sempre parcial, de seu processo.

10. Não farei nenhuma gravação em áudio ou vídeo de minhas sessões a menos que seja necessário para o bem do processo de coaching. Neste caso, me comprometo a pedir a autorização do cliente, a manter o material gravado em sigilo e inutilizá-lo (destruindo-o, quando físico, ou apagando-o, quando digital) após o término do contrato.

Artigo V - Da Interrupção das Sessões e Finalização do Processo de Coaching

1. Interromperei as sessões de coaching e descontinuarei o processo quando perceber que:

a) O cliente alcançou a meta prevista na primeira sessão.
b) O cliente está adiantado em relação ao andamento ideal na sua performance em direção à sua meta prevista, caracterizando que ele alcançou a desejada autonomia no seu próprio processo.
c) O coaching não é a intervenção mais adequada para o cliente naquele momento.
d) O cliente é disfuncional.
e) O cliente está violando reiteradamente os termos do contrato de coaching.
f) O cliente não está obtendo resultados com o processo.
g) O cliente insiste em manter objetivos antiéticos e/ou nocivos a outras pessoas, mesmo depois de tê-los analisado com o coach.
h) Existe conflito de interesses entre coach e coachee(cliente).
i) Não me sinta capaz, por motivos pessoais ou por choque de valores, de suspender meu julgamento durante minha atuação com o cliente.
j) As exigências e necessidades do cliente estejam além de minha capacidade, conhecimento ou disponibilidade.

2. Não prolongarei o número de sessões de coaching de modo a estendê-las além do necessário.

Artigo VI - Dos Resultados, Medições e Avaliações

1. Entendo que as técnicas de medição de resultados do processo de coaching são intrumentos fundamentais para:

a) Conscientizar o cliente de seu próprio desenvolvimento e estimular seu progresso contínuo.
b) Fornecer ao cliente meios confiáveis para avaliar o retorno de seu investimento.
c) Mensurar o valor que está sendo agregado por meus serviços de coach, o que constitui um passo importante para meu crescimento e progressiva consolidação profissionais.
d) Validar as metodologias e técnicas do coaching por meio de resultados comprovados e, com isso, fortalecer a credibilidade e aceitação do coaching.

2. Ser absolutamente honesto nas avaliações de resultados. Assumo o compromisso de jamais alterar, distorcer ou influenciar as respostas e percepções do cliente quanto aos resultados de minhas sessões de coaching e de minha atuação profissional.

3. Compreendo que os processos de medição e avaliação do coaching devem seguir critérios técnicos específicos a fim de assegurar a credibilidade dos resultados. Por isso, utilizarei somente as técnicas de medição e de avaliação recomendadas pela instituição na qual realizei minha formação como coach.

4. Jamais divulgarei resultados ou cases de clientes sem obter deles expressa autorização - por escrito e assinada.

Artigo VII - Virtudes e Conduta do Coach

1. Manterei uma conduta ética tanto na vida pessoal quanto na vida profissional, pois entendo que é responsabilidade do coach servir de exemplo e viver na prática os princípios e valores do coaching.

2. Cultivo as seis virtudes universais que contribuem para gerar níveis sustentáveis de bem-estar, gratificação e significado autênticos em minha vida e na vida dos que me cercam. As seis virtudes, que foram identificadas pela Psicologia Positiva e estão plenamente alinhadas à ética e aos princípios do coaching são:

» Sabedoria
Compreensão e não-julgamento de si-mesmo, dos sistemas integrados de valores, crenças e trocas simbólicas entre seres e comunidades.


» Coragem
Determinação exercida atentamente na intenção de alcançar objetivos importantes, ainda que não completamente determinados.

» Amor e Humanidade
Interação social positiva com amigos, conhecidos, familiares e até estranhos. Compreende bondade e generosidade.

» Justiça
Compreende comprometimento com a coletividade, cidadania, espírito de equipe e imparcialidade.

» Moderação (Prudência)
Expressão apropriada e sóbria de apetites e desejos. A pessoa moderada (prudente) não reprime suas vontades, apenas espera pela oportunidade de satisfazê-las de modo a não prejudicar a si e aos outros.

» Transcendência
Estabelecer uma conexão com algo maior e mais durável: outras pessoas, o futuro, a evolução, seu próprio legado, o divino ou o universo.

As disposições deste Código de Ética Profissional do Coach Quíron aplicam-se a todos os nichos e áreas de atuação do coach.

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