O Método Coach Quíron

O Coach Quíron

Quíron, treinador de Heróis

Quíron treinando Aquiles
Quíron era um centauro filho de Cronos com a ninfa Filira. Era inteligente, civilizado e bondoso. Abandonado quando criança, Quíron foi encontrado por Apolo, que o criou como pai adotivo e lhe ensinou todos os seus conhecimentos: artes, música, poesia, ética, filosofia, artes divinatórias e proféticas, terapias curativas e ciência. Posteriormente aprendeu sobre as Artes da Guerra e oratória com Atená, deusa da sabedoria e da estratégia.


Ele era tido como o último e o mais evoluído dos centauros e altamente reverenciado como professor e tutor dos maiores heróis da Grécia Mítica. Entre seus pupilos estavam diversos heróis como Asclépio (futuro patrono da medicina), Odisseu (também conhecido como Ulisses), Aristeu, Ájax, Enéas, Ácteon, Ceneu, Teseu, Aquiles, Jasão, Peleu, Télamon, Héracles (Hércules), Oileu, Fênix e mesmo o deus Dioniso. 

Todos tiveram sua formação, transformação e desenvolvimento pelas habilidosas mãos de Quíron (em grego "Quíron" significa "mãos") e absolutamente todos se tornaram, através desse aprendizado, ainda maiores que seu mestre. O trabalho de Quíron, seu maior talento, era justamente ativar e desenvolver o potencial máximo de seus discípulos.


O Coach Quíron

O Coach Quíron é um processo de coaching baseado na transdisciplinaridade entre diversas áreas do saber humano, dentre as quais destacamos as seguintes áreas:


Coach Pessoal e Profissional: Processo de parceria e comprometimento entre coach e cliente(coachee) com foco na ampliação da performance do último em direção a uma meta no campo pessoal ou profissional. O coach pessoal e profissional utiliza técnicas com validação científica e aplica mensuração gradual aos resultados obtidos através das tarefas desenvolvidas em sessão através do planejamento estratégico e tático criado na parceria e no diálogo entre o coach e o cliente(coachee).

A metodologia e as ferramentas para o Coaching Pessoal e Profissional foram apreendidas em 2013 durante o treinamento do Personal and Professional Coach (PPC) da Sociedade Brasileira de Coaching, no Rio de Janeiro.


Programação Neurolingüística: O estudo da estrutura da experiência subjetiva. A programação Neurolingüística é uma disciplina eminentemente prática e pragmática, preocupada em produzir e reproduzir, através da modelagem(*), comportamentos funcionais e em alinhar o a estrutura interna (valores e crenças) e externa (comportamentos, perícias e habilidades) do sujeito com suas metas.

A metodologia e as ferramentas para o trabalho através da Programação Neurolinguística foram apreendidas durante os Camp do Metaforum Universidade de Verão em Mendes, no Rio de Janeiro, nos anos de 2003 e 2004, onde finalizei os treinamentos Master Practícioner e Trainer em PNL, respectivamente, tendo aulas com vários expoentes da PNL de quatro continentes.

Neurociência Cognitiva: A área acadêmica que se ocupa do estudo científico dos mecanismos biológicos subjacentes à cognição, com foco específico nos substratos neurais dos processos mentais e suas manifestações comportamentais. Através do estudo da neurociência o Coach Quíron tem desenvolvido constantemente uma forte crença de que o aprendizado e a transformação estão alicerçados também nas questões do prazer, humor e desafio.

O aprendizado da Neurociência Cognitiva tem sido, até o momento, autodidata, com a leitura completa de várias obras de autores como Michael Gazzaniga, Richard Ivry, George R. Mangun, Eric R. Kandel, James H. Schwartz e Thomas M. Jessell. 

Antropologia: Estudo do homem e da cultura. Através da antropologia o Coach Quíron apresenta, dentro do processo do coaching e sempre que necessário, mitos, histórias, contos e relatos que visam ampliar o leque interpretativo da realidade para o cliente (coachee). Sem interferir no processo de interpretação, o coach Quíron apenas apresenta o conteúdo e busca convergir significados concernentes à meta do cliente (coachee).

O aprendizado em Antropologia ocorreu na faculdade ciências sociais da PUC-Rio, onde obtive o diploma de bacharel em Sociologia com habilitação em Ciência Política e Antropologia.

Administração: Estudo que supõe a existência de recursos limitados (tempo, energia, recursos financeiros...) a serem coordenados da melhor forma possível em prol de uma meta pré-estabelecida. Também considera um sistema integrado entre o sujeito e suas metas e procura elaborar um plano de ação estratégico, com passos factíveis, claros e desafiadores.

O aprendizado na área de Administração ocorreu ao longo de pós-graduações nas áreas de gestão, mudança de cultura organizacional e aprendizado organizacional, pela Esab, além dos livros de Henry Mintzberg, Joseph Lampel, James Brian Quinn e Shumatra Ghoshal. 

Psicologia Analítica(*): O Coach Quíron busca elementos da psicologia analítica para considerar a estrutura psíquica do coachee e sua coesão em relação à(s) meta(s) estabelecida(s) durante o processo. Compreender a dinâmica da energia psíquica entre o sujeito e sua meta pode ser todo o diferencial necessário entre ir além e estagnar-se.

O aprendizado na área de Psicologia Analítica se deu por uma especialização em psicologia analítica de dois anos no Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (IBMR), finalizada ano de 2011. Especialização esta que contou com uma viagem de estudos para a Alemanha para desenvolver estudos na área da alquimia.


(*) O Coach Quíron tem como foco a META do cliente (coachee) e não é, como nenhum coach o é, estruturado ou indicado para o tratamento de psicopatologias. Quando alguma psicopatologia é desvelada durante o processo do coaching, o coach Quíron indica profissionais gabaritados da área de psicologia ou psiquiatria para um trabalho em conjunto e, quando necessário, interrompe o processo do coaching até que o sujeito adquira um grau mínimo de autonomia e responsabilidade pelo processo de coaching.



Por que o Instituto ATENA se interessou em ministrar processos de Coachings?

O processo de coaching nos interessa pelos seguintes motivos básicos:

1. É um processo rápido
2. É um processo ético
3. É uma atividade prazerosa
4. É um aprendizado prático, pessoal e eficiente


Vejamos isso ponto a ponto: 



O coaching é um processo rápido - O coaching é um processo de aprendizado, aperfeiçoamento, melhoria de desempenho e qualidade de vida baseado explicitamente em uma meta. Claro que a velocidade da meta é congruente com o tamanho dela, mas o Coach Quíron é baseado em seccionar essa meta maior em um conjunto hierárquico de submetas menores com prazos e tarefas claras, de forma a acelerar o processo e convergir os recursos existentes além de desenvolver os necessários para uma dinamização da jornada rumo à meta bem especificada.
A qualidade do coach, enquanto profissional, está em ser o mais rápido possível em auxiliar seu coachee (cliente) a traçar o mais ecológico e coerente caminho entre o estado atual e o estado desejado. E o que vêm a ser uma meta "ecológica" e "coerente"?
Hermes, deus da velocidade,
da comunicação, do comércio...

Ecológico: Ser ecológico em relação a uma meta é pensar ela como um conjunto integrado, como um grande "Oikos" (casa), levando em consideração todas as partes afetadas pela mudança que a meta alcançada alavancará na vida do cliente(coachee): relações familiares, amizades, saúde, lazer, remuneração, evolução pessoal etc.
Coerente: Se a meta do coachee(cliente) está coerente com suas crenças e valores pessoais. Do contrário a meta terá forte tendência a ser vítima de auto-sabotagem por "partes" da psique do coachee que não estão em "sintonia" com a meta. É o que acontece quando se deseja um relacionamento amoroso saudável, mas se carrega a crença de que "eu não tenho sorte no amor" ou quando se deseja ganhar mais dinheiro, mas se carrega outra crença, a de que "todas as pessoas ricas são corruptas ou maldosas". Em ambos os casos nosso inconsciente vai procurar brechas no comportamento para reforçar essas crenças e, no caminho, sabotar nossas metas. Geralmente quando estamos mais perto de alcançá-las!

O coaching é um processo ético - O coaching, por ser orientado para uma meta, tem um ponto para se iniciar e um ponto para finalizar. Não é um processo interminável e é expressamente proibido, por sua própria natureza, que o seja.

Uma boa definição de um profissional do coach incompetente é aquele que gera a dependência ao invés da autonomia. O processo do coaching sempre visa a autonomia do cliente! É inclusive através dela que este mesmo cliente nos trará novos clientes!

Por tudo isso o coaching é um processo com data de expiração. Desde as primeiras seções o Coach Quíron está interessado em determinar claramente a data-final para a obtenção da meta, mesmo porque sem essa data não há como ter uma compreensão clara do andamento do processo de desenvolvimento do coachee. 


A competência do coach está em proporção direta à velocidade e ao grau de satisfação do coachee com o processo de obtenção de sua meta. 



O coaching é uma atividade prazerosa - O processo do coaching, efetuado por meio de conversas, com perguntas poderosas e audição atenta, leva o cliente (coachee) à descoberta pessoal acerca dos próprios caminhos e ao esclarecimento tanto do processo de obtenção de sua meta quanto dos microprocessos inerentes a este plano maior.

Perceber o florescer desse aprendizado pessoal e intransferível através das seções do coaching é um processo prazeroso de crescimento ambivalente, afinal, seria tanto uma pretensão quanto um desperdício do coach não aprender nada com o cliente (coachee).



O coaching é um aprendizado prático, pessoal e eficiente - O Coach Quíron não interfere diretamente nas descobertas pessoais do coachee, mas utiliza da antropologia como ferramenta de esclarecimento, trazendo mitos, contos, lendas e vivências de outras culturas para ampliar o mapa interpretativo da realidade do coachee, deixando sempre para ele a tarefa de interpretar e retirar desses materiais as questões que lhe sobrevierem em seus processos pessoais e profissionais.


Antecedentes do Coach Quíron dentro do
 Instituto ATENA


De certa forma em treinamentos pessoais como "A Jornada do Herói" e mesmo em treinamentos mais profissionais e técnicos como "A Arte da Guerra Oriental" a existência de blogs complementares fora dos cursos e o acompanhamento semestral dos alunos em separado já poderia ser caracterizado como uma espécie de "coach", orientado para metas pessoais no primeiro curso e profissionais no segundo.

O que fazemos agora com o Coach Quíron é começarmos a estruturar e a organizar melhor essas abordagens que de início tinham apenas o caráter complementar em relação aos demais cursos do Instituto ATENA.


Dias e Horários do Coach Quíron


A sede do Coach Quíron
em Laranjeiras fica a 150m
da estação do metrô
do Largo do Machado
O Coach Quíron ocorre ao longo dos dias úteis do ano, em horários a combinar e em dois endereços:

Rua Siqueira Campos 43, sala 1232 - Copacabana
Rua Marquesa de Santos 53, sala 202 - Laranjeiras

Também é possível agendarmos sessões a domicílio.


Outras possibilidades do Coach Quíron:

Café com Coach
O Coach Quíron vespertino se chama "Café com Coach" e pode ser efetuado tanto no escritório de Laranjeiras quanto em livrarias e cafés do Rio de Janeiro, à preferência do cliente (coachee).

O escritório do Coach Quíron
em Copacabana fica a 200
metros da primeira saída da
estação de metrô Siqueira Campos

Aventure-se descobrindo a criação do melhor de si mesmo! Conheça o Coach Quíron!


Renato Kress
Diretor do Instituto ATENA
Arte em Treinamento Especializado e Neurolingüística Aplicada

Criador do método Coach Quíron
Criador e mantenedor dos cinco blogs da blogsfera ATENA
Escritor dos projetos literários Café com Conto e Café com Conto2

___________________
Contatos:
(21) 9-8243-5513
SMS / Viber / Whatsapp
renatokress@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário