O que é coaching?

"Coaching é um processo que visa elevar a performance
 de um indivíduo (grupo ou empresa), aumentando os
 resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas
 e técnicas cientificamente validadas, aplicadas por um 
profissional habilitado, o coach, em parceria com o cliente."
- Villella Da Matta e Flora Victória,
fundadores e diretores da Sociedade Brasileira de Coaching
 

O coaching é uma assessoria e parceria pessoal e profissional que visa potencializar o nível dos resultados positivos e aprendizados efetivos em uma ou mais áreas da vida de um cliente, grupo ou empresa.

É também uma parceria entre o coach (profissional habilitado) e o cliente que estruturam, juntos, as melhores estratégias, táticas e o passo-a-passo para a evolução, o crescimento, aperfeiçoamento, bem-estar e aprimoramento da qualidade de vida como um todo.

Todo processo de coaching, independente de sua meta, é um processo de descoberta e aprendizado do cliente sobre si mesmo e sobre o seu real potencial. O processo de coaching leva o cliente a buscar novos entendimentos, alternativas e opções capazes de fazer com que ele amplie suas realizações e conquistas. Este processo pode ser focado no aumento de performance ou na mudança, transformação, superação ou aprendizado.

O que envolve o processo do coaching?

Coaching é um processo que envolve o diálogo entre o coach e seu cliente, diálogo este que tem como objetivo levar o cliente (coachee) a ampliar sua performance em relação a uma meta estabelecida, conseguindo, assim, gerar mais satisfação e plenitude em sua vida.

Isso é obtido por meio de procedimentos específicos, mensuráveis e com acompanhamento contínuo, até que o cliente atinja uma determinada meta ou até que se torne autônomo e eficiente nos passos necessários em direção a essa meta.

Essencialmente a meta maior do processo de coaching é gerar autonomia no cliente. Uma boa definição de um profissional incompetente na área do coaching seria "aquele que gera dependência".

Algumas boas definições possíveis
1. "Coaching é a arte de aumentar a performance de si e dos outros."
2. "Coaching é o processo de evocar a excelência nas pessoas."
3. "Coaching promove uma performance continuamente excelente."
4. "Coaching potencializa o poder pessoal."
5. "Coaching é uma metodologia que gera conversações efetivas, identificação e reformulação de valores, metas e busca soluções eficazes e transformadoras."
6. "Coaching também é considerado uma competência de gestão e gerenciamento de pessoas, indispensável para executivos e líderes."

Benefícios

O coaching gera vários benefícios tanto para o profissional da área, o coach, quanto principalmente para o cliente, o coachee. Alguns deles:
> Mais autoconhecimento, autoestima e autoconfiança
> Mais qualidade de vida e menos stress.
> Aprimoramento dos relacionamentos e da comunicação interpessoal
> Capacidade de modificar comportamentos improdutivos
> Geração e aprimoramento constante da autonomia do cliente, que se torna mais independente, proativo, motivado e preparado para acessar seu potencial e assumir o controle da sua vida.

No ambiente empresarial o coaching tem gerado:
> Maior satisfação com o trabalho
> Aumento dos resultados financeiros
> Redução de conflitos
> Reeducação do uso consciente dos recursos "tempo" e "energia"
> Melhoria na comunicação e nos relacionamentos
> Mais foco e resultados para o executivo e para o líder
> Mais competitividade construtiva para a empresa
> Aumento da geração de soluções criativas em momentos de crise e desafio

Aplicações do coaching

A eficiência do coaching pode ser vivenciada de duas maneiras: por meio do processo individual pessoal ou voltado para empresas e negócios. O "Life Coaching" ou "Personal Coaching" é voltado para os indivíduos e uma de suas principais aplicações é contribuir para que a pessoa alcance tudo o que é necessário para ter uma vida plena, repleta de conquistas e de realizações.

O "Personal Coaching" (ou Coaching Pessoal) proporciona:
> Clareza para definir e atingir objetivos nos mais variados aspectos da vida
>
Suporte e acompanhamento eficaz para promover mudanças e aprendizados
> Poderoso meio de alavancar tanto mudanças no nível comportamental quanto reestruturações maiores de crenças e valores e transformação de vida!

O Executive e o Business Coaching possuem várias aplicações no mundo corporativo, como por exemplo:
> Elevar a performance de executivos e equipes/times.
> Promover o desenvolvimento de competências.
> Contribuir para que os líderes potencializem sua liderança de forma mais criativa, inovadora e efetiva.

Quais as bases do coaching?

O coaching é um processo estruturado que utiliza ferramentas e metodologias cientificamente validadas. Além disso utiliza conceitos e conhecimentos oriundos de diversos campos do saber humano. Tudo isso para entender como nós pensamos, sentimos, reagimos, aprendemos mudamos, evoluímos, nos motivamos e nos relacionamos.

Dessa forma, o coach torna-se um profissional altamente preparado para atuar com eficácia em todos esses aspectos, respeitando, é claro, princípios éticos minuciosos, compilados no Código de Ética e de Conduta do Coach.

Validação Científica

O ponto de partida para validar cientificamente uma prática é o desenvolvimento de metodologias e técnicas com base em modelos teóricos. A etapa seguinte consiste em aplicar essas metodologias e técnicas em um universo identificável. A seguir, os resultados são coletados e organizados dentro dos parâmetros das pesquisas científicas. Depois disso relatórios são gerados e publicados para que os resultados da pesquisa possam ser conhecidos, replicados ou postos à prova.

Quando os resultados, postos à prova, são replicados por diversas pesquisas pode-se dizer que eles possuem validação científica. Ela é um grande diferencial do coaching. Quando dizemos, por exemplo, que o coaching contribui para a elevação da performance, é porque essa afirmação foi demonstrada e replicada por inúmeras pesquisas.

Um exemplo de pesquisa que gera validação científica é o estudo realizado pelos pesquisadores da Universidade de Sydney liderados por Anthony Grant. Ele comparou os resultados de executivos que realizaram e que não realizaram sessões de coaching e constatou que os executivos que passaram pelo processo de coaching apresentaram:

> Aumento da capacidade de se adaptar a mudanças no ambiente de trabalho, resguardando seu caráter e seus valores
> Mais bem-estar no ambiente de trabalho
> Menor propensão à depressão
> Maior geração de soluções criativas para problemas e questões corporativas

O processo do coaching

O ponto de partida do coach é analisar, junto com o cliente (coachee):
> A situação atual do cliente, ou o Ponto A.
> A situação ideal do cliente, ou o Ponto B.
> O que fazer para eliminar a distância entre o ponto A e o ponto B.

Para atingir o alvo, o coach estabelece uma parceria profissional, ética e de total confiança com o cliente afim de:
> Colaborar integralmente na definição de metas e objetivos.
> Identificar o que está impedindo o coachee de alcançar esses objetivos.
> Superar esses bloqueios.
> Desenvolver foco, competências, planejamento e ações práticas e diretas para que os objetivos sejam alcançados.


TEXTO ADAPTADO E AMPLIADO A PARTIR DO TEXTO "O QUE É COACHING?" DO LIVRO DE METODOLOGIA DO CURSO PERSONAL AND PROFESSIONAL COACH DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COACHING.

Nenhum comentário:

Postar um comentário