sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O Coach Quíron

O Instituto Atena criou o Coach Quíron, incorporando os estudos do coaching sistêmico e cognitivo aos da neurociência cognitiva, programação neurolingüística (pnl), antropologia, administração e psicologia analítica.

A razão é a vela aberta, o leme firme e modulado, o navio intacto.
A emoção? A emoção é o vento!





Programa do coach padrão

Situação atual      
Ü  Estratégia      Ü  Situação Desejada


O que é "Coaching"?

A Federação Internacional de Coaching define o processo do coaching como:

“Coaching é o processo de aprendizado, aperfeiçoamento, melhoria de desempenho e qualidade de vida. Nas sessões, o cliente escolhe o foco de conversação, enquanto o coach escuta e contribui com observações e perguntas. Esta interação cria clareza e coloca o cliente em ação. Coaching acelera o progresso com foco e consciência nas escolhas. Coaching concentra-se onde os clientes estão e no que querem fazer para chegar onde desejam.”  – International Coach Federation


Estrutura geral do COACHING

1. Construção do relacionamento de confiança entre coaching e coachee

2. Levantamento da motivação do coachee em participar do processo de coaching

3. Conhecimento da realidade da organização e contexto onde o coachee será inserido. Dificuldades e oportunidades, mudanças e modelos (programar o coaching requer um processo contínuo de discussão da missão, estratégias, valores, objetivos e procedimentos norteadores de comportamentos).

4. Contratação do programa – definição de objetivos, local das sessões, prazos, horários, honorários, papéis e responsabilidades a partir de um contrato formal e psicológico.

5. Definição dos objetivos e metas pessoais, alinhados aos propósitos organizacionais. O coachee define o que quer do processo de coaching.

6. Identificação de valores pessoais e organizacionais.

7. Estabelecimento de estratégias e plano de ação – fase que exige a maior parte do tempo e trabalho associado ao feedback e acompanhamento do processo

8. Avaliação de resultados

9. Aprendizagens – processo contínuo

10. Fechamento do programa – pressupõe-se que o coachee tenha demonstrado crescimento pessoal, desenvolvimento de habilidades e novas formas estratégicas de agir e conseguido incrementar sua performance profissional e organizacional.

O Coach Quíron

Treinador de Heróis

Quíron treinando Aquiles
Quíron era um centauro filho de Cronos com a ninfa Filira, era iteligente, civilizado e bondoso. Abandonado, Quíron foi encontrado por Apolo, que o criou como pai adotivo e lhe ensinou todos os seus conhecimentos: artes, música, poesia, ética, filosofia, artes divinatórias e proféticas, terapias curativas e ciência. Posteriormente aprendeu sobre a Arte da Guerra com Atená. Quíron era tido como o último dos centauros e altamente reverenciado como professor e tutor. Entre seus pupilos estavam diversos heróis como Asclépio (futuro deus da medicina), Aristeu, Ajax, Enéas, Ácteon, Ceneu, Teseu, Aquiles, Jasão, Peleu, Télamon, Héracles (Hércules), Oileu, Fênix e mesmo o deus Dioniso.



O Coach Quíron

O Coach Quíron é um processo de coaching baseado na transdisciplinaridade entre diversas áreas do saber humano, dentre as quais destacamos, além do conhecimento próprio da área do coaching, as seguintes áreas:

Programação Neurolingüística: O estudo da estrutura da experiência subjetiva. A programação Neurolingüística é uma disciplina eminentemente prática e pragmática, preocupada em produzir e reproduzir(através da modelagem) comportamentos funcionais e em alinhar o a estrutura interna e externa do sujeito com suas metas.

Neurociência Cognitiva: A área acadêmica que se ocupa do estudo científico dos mecanismos biológicos subjacentes à cognição, com foco específico nos substratos neurais dos processos mentais e suas manifestações comportamentais.

Antropologia: Estudo do homem e da cultura. Através da antropologia o coach quíron apresenta mitos, histórias, contos e relatos que visam ampliar o leque interpretativo da realidade para o coachee. Sem interferir no processo de interpretação, o coach Quíron apenas apresenta o conteúdo e busca convergir significados concernentes à meta do coachee.

Administração: Estudo que supõe a existência de recursos limitados (tempo, energia) a serem coordenados da melhor forma possível em prol de uma meta pré-estabelecida. Também considera um sistema integrado entre o sujeito e suas metas e procura elaborar um plano de ação estratégico.

Psicologia Analítica(*): O Coach Quíron busca elementos da psicologia analítica para considerar a estrutura psíquica do coachee e sua coesão em relação à(s) meta(s) estabelecida(s) durante o processo. 

(*) O Coach Quíron tem como foco a meta do coachee e não é, como nenhum coach o é, estruturado para o tratamento de psicopatologias. Quando alguma psicopatologia é desvelada durante o processo do coaching, o coach Quíron indica profissionais da área de psicologia ou psiquiatria para um trabalho em conjunto.


Por que o Instituto ATENA se interessou em ministrar Coachings?


O processo de coaching nos interessa pelos seguintes motivos básicos:




Hermes, deus da velocidade,
da comunicação, do comércio...
O coaching é um processo rápido - O coaching é um processo de aprendizado, aperfeiçoamento, melhoria de desempenho e qualidade de vida baseado explicitamente em uma meta. Claro que a velocidade da meta é congruente com o tamanho dela, mas o Coach Quíron é baseado em seccionar essa meta maior em um conjunto hierárquico de submetas menores com prazos e tarefas claras, de forma a acelerar o processo e convergir os recursos existentes além de desenvolver os necessários para uma dinamização da jornada rumo à meta bem especificada. A qualidade do coach, enquanto profissional, está em ser o mais rápido possível em auxiliar seu coachee (cliente) a traçar o mais ecológico(**) e coerente(***) caminho entre o estado atual e o estado desejado.


(**) Ecológico: Levando em consideração todas as partes afetadas pela mudança que a meta alcançada alavancará na vida do coachee(cliente): relações familiares, amizades, saúde, lazer, remuneração, evolução pessoal etc.
(***) Coerente: Se a meta do coachee(cliente) está coerente com suas crenças e valores pessoais. Do contrário a meta terá forte tendência a ser vítima de auto-sabotagem por "partes" da psique do coachee que não estão em "sintonia" com a meta.

O coaching é um processo ético - O coaching, por ser orientado para uma meta, tem um ponto para se iniciar e um ponto para finalizar. Não é um processo interminável e é vedado, por sua própria natureza, que o seja. É um processo com data de expiração. desde as primeiras seções o Coach Quíron está interessado em determinar claramente a data-final para a obtenção da meta, mesmo porque sem essa data não há como ter uma compreensão clara do andamento do processo de desenvolvimento do coachee. 


A competência do coach está em proporção direta à velocidade e ao grau de satisfação do coachee com o processo de obtenção de sua meta. 


O coaching é uma atividade prazerosa - O processo do coaching, efetuado por meio de conversas, com perguntas poderosas e audição atenta, leva o coachee à descoberta pessoal acerca dos próprios caminhos e ao esclarecimento tanto do processo de obtenção de sua meta quanto dos microprocessos inerentes a este, maior. Perceber o florescer desse aprendizado pessoal e intransferível através das seções do coaching é um processo prazeiroso de crescimento ambivalente, afinal, seria uma pretensão e um desperdício do coach não aprender nada com o coachee.


O Coach Quíron, ao contrário de abordagens como o "Coach Integral" (Martin Shervington), não interfere diretamente nas descobertas pessoais do coachee, mas utiliza da antropologia como ferramenta de esclarecimento, trazendo mitos, contos, lendas e vivências de outras culturas para ampliar o mapa interpretativo da realidade do coachee, deixando sempre para ele a tarefa de interpretar e retirar desses materiais as questões que lhe sobrevierem em seus processos pessoais e profissionais.


Antecedentes do Coach Quíron dentro do Instituto ATENA


De certa forma em treinamentos pessoais como "A Jornada do Herói" e mesmo em treinamentos mais profissionais e técnicos como "A Arte da Guerra Oriental" a existência de blogs complementares fora dos cursos e o acompanhamento semestral dos alunos em separado já poderia ser caracterizado como uma espécie de "coach", orientado para metas pessoais no primeiro curso e profissionais no segundo. O que fazemos agora com o Coach Quíron é começarmos a estruturar e a organizar melhor essas abordagens que de início tinham apenas o caráter complementar em relação aos demais cursos do Instituto ATENA.


Dias e Horários de Coach Quíron


O Coach Quíron ocorre em dois horários: Vespertino e Noturno.

Café com Coach
O Coach Quíron vespertino se chama "Café com Coach" e é efetuado em livrarias e cafés do Rio de Janeiro, à preferência do coachee.



Coaching tradicional
O Coach Quíron noturno é uma proposta clássica de Coach e pode ser efetuado no lugar que melhor aprouver ao coachee(cliente).




Renato Kress
Diretor do Instituto ATENA
Arte em Treinamento Especializado e Neurolingüística Aplicada

Criador do método Coach Quíron
Criador e mantenedor dos blogs da blogsfera ATENA

Por gentileza não exite em deixar suas contribuições, dúvidas, críticas nos "comentários" abaixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário