terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Disciplina, megera domável

Ao reiniciar o trabalho como coach uma palavra voltou a frequentar meu dia-a-dia, uma palavra que, independente de sair com raiva, resignação, irritação ou ansiedade, flutuava entre quase todos os meus clientes como um profundo desejo de transformação íntima, de aquisição de um tesouro, talvez da própria quintessência da existência humana nesses dias siderados: disciplina. 

Fugas e reencontros
Claro que muitas vezes podemos reestruturar a questão de forma lingüística, perguntando qual é o valor da palavra "disciplina" para ele, ou se essa é a palavra que melhor definiria sua necessidade no momento. Algumas vezes, alguns deles, preferiam associar seu desejo e seu caminho a outras palavras, como "determinação", "responsabilidade" ou até mesmo "foco". Então trabalhamos com esses termos. Afinal, respeitar os termos, palavras e conceitos do cliente é respeitar sua representação de mundo.

Mas e os que efetivamente se identificam com a energia ponderada e constante, com a força motriz gradual e peculiar da disciplina? E o pessoal que quer mesmo ter mais disciplina, que acredita que será através dela que virá o seu sucesso e a sua felicidade?

As palavras e os sentidos
Gosto de trabalhar com as palavras escolhidas pelos clientes, de ampliar a percepção deles sobre elas. A raiz da palavra "disciplina" é a palavra latina discere que significa "aprender". O Dicionário Etimológico Nova Fronteira define como:

'regime de ordem imposta ou livremente consentida' 'relação de subordinação do aluno para com o mestre ou instrutor' 'doutrina, materia de ensino, conjunto de conhecimentos que se professam em cada cadeira de um estabelecimento de ensino'. - Antônio Geraldo da Cunha

Autonomia, o foco do coaching
O indivíduo disciplinado é, acima de tudo, um discípulo, um aprendiz de si mesmo. É seu próprio treinador, técnico, professor e orientador. Como a meta maior de qualquer processo de coaching é, justamente, que o cliente (coachee) adquira autonomia, é perfeitamente natural que muitos clientes estejam justamente nessa busca. O que me leva a pensar, justamente, que a melhor forma de desenvolvermos esse atributo é ampliar todas as possíveis leituras e deixar que o cliente se apaixone, irrite, identifique ou incomode, enfim, que ele se relacione livremente com o tema.

Ferramentas transdisciplinares
O Método de Ampliação, desenvolvido pelo psicólogo suíço Carl G. Jung, para esse propósito, me parece perfeito. Através dele veremos várias facetas possíveis da disciplina e deixaremos que nossa consciência e nosso inconsciente façam a "arrumação" ou "acomodação" dos novos conteúdos que serão apresentados através das histórias a seguir.

Envolva-se, compreenda-se, conscientize-se, discipline-se!

O Menino e a Jarra
-Esopo

O menino viu na mesa uma jarra cheia de nozes. Pensou com seus botões: "Ah, que bom! Aposto que, se mamãe estivesse aqui,  ela me dava. Vou pegar uma porção!" Assim, pensou, assim fez. Mas quando tentou tirar a mão cheia de nozes viu que estava presa no bocal da jarra. Largar as nozes nem pensar. Tentou, tentou a nada! Começou a chorar. A mãe chegou:
- O que é que há?
- Não consigo tirar a mão da jarra!
- Se você não fosse tão guloso, você podia pegar uma ou duas e não ia ter problema.
- Como era fácil! Eu podia ter pensado nisso antes...

. Quantas vezes desistimos de projetos longos simplesmente porque não conseguimos articulá-los em etapas menores e nos desmotivamos com as pequenas conquistas do processo?

. Quanto tempo perdemos insistindo em abocanhar de uma só vez um grande resultado que seria melhor degustado se respeitássemos o tempo necessário para cada etapa?

A Galinha dos Ovos de Ouro
- Monteiro Lobato (1882-1948)

João Impaciente descobriu no quintal uma galinha que punha ovos de ouro. Mas um por semana, apenas. Louco de alegria, contou à mulher:
- Estamos ricos! Esta galinha traz um tesouro no ovário! Mato-a e fico o mandão aqui das redondezas!
- Por que matá-la, se conservando-a, você obtém um ovo de ouro de sete em sete dias?
- Não fosse eu João Impaciente! Quer que me satisfaça com um ovo por semana quando posso conseguir a ninhada inteira num momento?
E matou a galinha.
Dentro dela só havia tripas, como nas galinhas comuns, e João Impaciente, logrado, continuou a marcar passo a vida inteira, morrendo sem vintém.

Quem não sabe esperar, pobre há de acabar.

. Contatos, cartões de crédito, tempo, energia, quantos recursos nós esgotamos por querer extrair deles mais do que naturalmente nos ofereceriam?


. Como estamos tratando nossas fontes de recursos? Damos o devido valor ao nosso sono, por exemplo, que nos restabelece a concentração, o humor, o ânimo? 
Sobre a Disciplina
-Platão, no livro Górgias

Sócrates - Todo homem é seu próprio governante, mas pensas que não há necessidade de ele se governar a si mesmo e sim aos outros?

Cálicles - Que entendes por "governar a si mesmo"?

S - Uma coisa bem simples: ser disciplinado, ter domínio de si e governar prazeres e paixões.
C - Que inocência! confundes sabedoria com tolice!
S - Qualquer um entende o que eu digo.
C - Não. Como pode um homem ser feliz se é escravo? A maneira certa de viver é deixar crescer as paixões e não as reprimir, servi-las com coragem e inteligência e satisfazer a todos os seus desejos.

(...)

S - Com que bravura, Cálicles, argumentas! Continua. Então, não reprimir as paixões é virtude?
C - Sim
S - Então quem nada quer é que é feliz?

C - Não, pois mais felizes seriam os mortos e as pedras.
S - A ser verdade, que coisa terrível é a vida! Dois homens - o sóbrio e o intempestivo - são donos de barris. Os do primeiro, em bom estado, estão cheios de vinho, mel, leite e outros líquidos, frutos do trabalho e do esforço. O dono não cuida deles e está tranquilo. Os do segundo estão podres e furados e ele tem que trabalhar dia e noite sem parar para não cair na fome e na agonia. Qual deles é o mais feliz?

C - O dos barris cheios não tem qualquer prazer! Depois que os vê repletos, vive como pedra, sem penas ou alegria. O gosto da vida é o transbordar!

S - Se muito transbordar, muito se perde.

C - Certamente
S - A vida de que falas não é a de um morto ou de uma pedra, mas de um abutre. Tua ideia é, então, apenas comer quando se tem fome?

C - Sim.

S - E beber quando se tem sede?

C - Sim. Viver é desejar e ser feliz é satisfazer os desejos.

S - Escuta-me que torno a argumentar. O prazer e3 o bem são a mesma coisa? Não, concordamos Cálicles e eu. Deve-se procurar o prazer pelo bem ou o bem pelo prazer? O prazer pelo bem. O prazer nos alegra e o bem nos torna bons? Certamente. E somos bons e as coisas são boas quando há virtude em nós e nelas? Esta é a minha convicção, Cálicles. Mas a virtude das coisas - corpo ou alma, instrumento ou animal - não vem do acaso, mas resulta da ordem, da verdade e da arte que são parte delas. É assim? Eu digo que sim. A virtude das coisas vem da ordem e proporção? Sim. É a ordem inerente a cada ser que o torna bom? É o que penso. E a alma que tem ordem é melhor que a que não tem? Certamente. A alma que tem ordem é ordeira? Sim. E a ordeira é sábia? Necessariamente. Então a alma sábia é boa. Não posso negar tudo isso, caro Cálicles. Tu negas?

C - Continua, meu amigo.

S - Digo então que, se a sábia é boa, a desordenada é má, tola e intempestiva. Evidentemente. Se a sábia age bem para com deuses e para com homens, agindo ao contrário não seria tola? Sim. Se é justa com homens e santa com deuses, é justa e santa? Sim. E não deve ser corajosa? Pois não fazendo o que não deve e fazendo o que deve, deve suportar tudo e ficar firme, em relação a coisas e pessoas, dor e alegria. Cálicles, o sábio, sendo justo, santo e corajoso, só pode ser um homem bom, pois o bom pratica o bem e o mau, o mal. É isso o que sustento: quem deseja ser feliz deve buscar a temperança. Então não precisará de castigo, mas praticará a justiça com a família, com os amigos e com a cidade. (...) Os sábios, Cálicles, nos ensinam que céus e terra, deuses e homens se encontram na amizade, na ordem, na cordura e na justiça. Por isso, amigos, o universo chama Cosmos (palavra grega que significa "ordem") e não Kháos ("desordem", em grego) e desenfreio.


. Que tipo de resultados esperamos de ações impulsivas e desmedidas, como as que somos encorajados a tomar diante do mundo do hiperconsumo?


. Qual o interesse dos vendedores compulsivos em ordenar uma cadeia de compras sistemática, com um fim adequado à sua meta? É justo esperar deles isso? Então, de quem se pode esperar? E de quem se deve cobrar? 


Tempo para Tudo
- Eclesiastes 3, 1-8

Tudo neste mundo tem seu tempo;
cada coisa tem sua ocasião.
Há um tempo de nascer e um tempo de morrer;
tempo de plantar e tempo de arrancar;
tempo de matar e tempo de curar;
tempo de derrubar e tempo de construir.
Há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar,
tempo de chorar e tempo de dançar;
tempo de espalhar pedras e tempo e ajuntá-las;
tempo de abraçar e tempo de afastar.
Há tempo de procurar e tempo de perder;
tempo de economizar e tempo de desperdiçar;
tempo de rasgar e tempo de remendar;
tempo de ficar calado e tempo de falar.
Há tempo de amar e tempo de odiar;
tempo de guerra e tempo de paz.

. Qual o tempo deveríamos estar honrando mais e melhor, agora? Que tempo nos trará, da melhor maneira, nossa felicidade? 

Ao fim de tudo, não seria a disciplina justamente a cooperação harmônica entre nossos desejos e nossos atos, entre nosso pensamento e nossa ação, entre nosso íntimo e nossa expressão no mundo? Quem seríamos se tivéssemos essa postura em nossas vidas? Que tipo de relação teríamos, conosco mesmos, se nos respeitássemos a ponto de sermos discípulos de nós mesmos?

Por Renato Kress

2 comentários:

  1. Tudo sob medida.Na escalada do sucesso abdicar de alguns prazeres momentâneos requer inúmeros sacrifícios.É uma lição difícil que seu texto conseguiu capturar bem assim como a compreensão da necessidade da mesma.Gostei muito das referências que você utilizou para ilustrar a mensagem.Delicioso de ler.Adorei o texto e o tema

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    1. Obrigado Renato! A disciplina está entre vários temas reincidentes entre meus clientes do coach. Muitos se queixam de que deveriam ser mais disciplinados, centrados etc e, é claro, explorarei um por um desses temas aqui no blog do Coach Quíron!

      Aguarde novidades nas próximas terças!

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