quarta-feira, 7 de maio de 2014

Estratégia Social 1: Caráter e inteligência

Dentro das postagens sob o título de "Estratégia Social" iremos comentar ponto a ponto algumas estratégias e táticas para o dia-a-dia, a convivência e a articulação da 'sabedoria do mundo':


Caráter e inteligência


Baltasar Gracián (1601-1658): "São os pólos que fazem luzir os predicados. Um sem a outra é apenas meia felicidade. Não basta ser inteligente; é preciso também ter o caráter apropriado. O tolo fracassa por desconsiderar sua condição, posição, origens, amizades."

Coach Quíron: Quando o caráter vem em primeiro lugar, não é por simples questão de ordem gramatical, uma pessoa dotada de um forte caráter e inteligência mediana pode trabalhar em conjunto, através de amizades e contatos, nas idéias e descobertas alheias, mas uma pessoa com caráter fraco ou falho dificilmente perdurará por muito tempo numa sociedade exigente e interconectada como a contemporânea.

 A inteligência é volátil, ágil, naturalmente curiosa e aberta a novidades. Sem uma forte estruturação do caráter que a sustente sobre valores humanistas e potencializadores da convivência e do respeito mútuo seríamos simples crianças imaturas, interesseiras e hedonistas. Fortalecer as bases de nosso caráter é estratégico na medida em que nos impede de ficar à mercê dos impulsos externos da nossa sociedade que, em geral, nos farão perder os dois maiores recursos de que dispomos: tempo e energia.

Tenha sempre em mente quem você é e o que você quer, ou corra o risco de flutuar eternamente insatisfeito através das ofertas de identidade e objetivos que se reproduzem indiscriminadamente hoje em dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário