quinta-feira, 26 de junho de 2014

Estratégia Social 6: Desmentir os defeitos do seu país

Baltasár Gracián: A água absorve as boas e as más qualidades dos leitos que percorre; os homens partilham as da região em que nascem. Alguns devem mais que outros a seu país ou cidade natal, pois nasceram sob céus auspiciosos. Nenhum país, nem mesmo o mais culto, deixa de ter defeito peculiar e tais fraquezas servem de defesa ou consolo às nações vizinhas. É vitoriosa destreza corrigir ou ao menos ocultar tais falhas. Agindo assim, você será reverenciado como único entre seu povo; pois o menos esperado é o mais valorizado. Outros defeitos tem como causa a linhagem, a condição, a ocupação e a idade. Todos esses defeitos, quando coincidem num único sujeito e não se toma nenhum cuidado para preveni-los e corrigi-los, produzem um monstro insuportável.

Coach Quíron: As eternas disputas entre a "civilizatión" francesa - os modos e costumes que se pretendiam universais e universalizantes - e a "kultur" alemã - a valorização dos costumes locais e da riqueza da história com seu "saber local" - fomentaram duas formas completamente diferentes no que concerne ao estilo e à forma de lidar com o mundo e o universo ao redor. Essas questões já criaram richas e até guerras entre Estados. Quando estive na Alemanha cheguei atrasado cinco minutos na minha primeira reunião de trabalho. Não conhecia a cidade, havia desembarcado de um vôo de vinte horas no dia anterior e ouvi um curto e direto esporro dizendo: "Você tem um cérebro e um relógio, use-os." Ao compreender o desdém que os alemães tiveram com uma questão típica da cultura brasileira onde "cinco minutos não é um atraso", comprei lá mesmo um relógio novo e, desde então, até hoje, sempre procuro chegar adiantado. E já ão sou mais capaz de sair de casa sem estar usando um relógio. O importante dessa pequena estratégia social é perceber que ir além dos rótulos culturais é dar a si mesmo a chance de surpreender os "de fora" pela novidade e ser único e valorizado entre os "de dentro" pela singularidade. Angariar para si mesmo predicados como "surpreendente" e "único" é sempre uma ótima estratégia social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário